De todas as problemáticas que os novinhos(as) se sentem motivados a conversar comigo no FaceChat, 40% são sobre relacionamento, 25% a questões em torno de sexualidade/sexo e o restante (35%) é besteira. O que importa é que a maior fatia de pizza é sobre assuntos correlatos a conflitos amorosos, de guris que passam por experiências intensas que se misturam com felicidade e frustrações, algo que todos nós que já estamos encostando nos 30 sabemos muito bem.

A questão é que tanto garotos quanto garotas entre 15 e 22 anos geralmente, embora existam exceções e não são tão raras, não possuem repertório de vida e relacionamento que confira maturidade emocional e na condição de questões “a dois” que os tornem sólidos e maduros o suficiente pra tratar ou conduzir relacionamentos sem que pareça uma montanha russa. Você percebe isso quando nota que é muito comum existir sempre alguém dominante, seja o garoto ou a garota, dentro do relacionamento. Enfim, uma faixa etária em que muito comumente questões como ciúme, insegurança e volatilidade emocional são as balas na agulha da arma apontada na cabeça de qualquer relacionamento.

Sempre que possível, aconselho aos meus amigos que se envolvam quando na oportunidade, com mulheres mais velhas. Tive esta experiência algumas vezes e fui muito feliz. Não que garotas mais novas que você ou até mesmo da mesma idade sejam uma cilada, negativo. Ocorre que em certos momentos da nossa vida é importante ouvir mais e falar menos para poder aprender mais. É fato que se você é um guri de 16 anos, muito dificilmente conseguirá se envolver com uma mulher de 30 anos, e se conseguir cuidado pois ela não bate bem das ideias. Uma de 19 ou 20 já estaria de bom tamanho (risos). Agora se você é um cara na faixa dos 24 a 26, recomendo mulheres na faixa dos 30 anos. Elas são mais sérias, bem resolvidas, sabem o que querem, não perdem tempo com encrencas e volatilidades inúteis e possuem geralmente a experiência necessária pra te mostrar como conduzir um relacionamento de maneira saudável.

Ocorre que a medida que homens vão ficando mais velhos, começam a passar por um processo estranho de se interessar por garotas mais jovens, o que é normal embora com mulheres nem sempre ocorra desta maneira. As mais jovens também são muito interessantes, assim como as mais velhas. Garotas mais velhas são boas indicações por exemplo se você quer um relacionamento fixo e quem sabe durador. Não que as mais novas não devam ser levadas a sério, mas você deve estar pronto para ensinar algumas coisas, assim como também aprender outras.

Eu particularmente sempre tive preferencia por garotas mais velhas tanto que de todos os meus relacionamentos, pontualmente me envolvi com alguém mais jovem ou de idade aproximada. Hoje com 27, as mais velhas ainda continuam me enchendo os olhos, especialmente as na faixa dos 30, afinal normalmente tem características interessantes: bem resolvidas, vida profissional consolidada, não tem frescura na cama, independentes logo não investem o pouco tempo que tem me enchendo o saco e sabem resolver os problemas de relacionamento de maneira menos colérica. Claro que gente ciumenta não tem idade, mas isso vale tanto para homens como para mulheres.

Digamos que se você é do tipo de brother que está interessado em descobrir questões sobre relacionamento e se aventurar nisso juntamente com alguém, é interessante uma garota (ou garoto, dependendo do seu gosto claro) que seja da mesma faixa de idade, o que também é muito divertido e pode dar muito certo, afinal de contas a troca de experiências e aprendizado é intenso e mútuo .

Hoje lembro de maneira divertida o quanto dei trabalho para algumas namoradas e casos que tive com garotas mais velhas, e agradeço bastante a paciência que todas tiveram (algumas nem tanto) comigo e você também deve agradecer parceiro porque homem imaturo é um saco. No final das contas, tenha você a minha idade ou seja novinho (15, 16… 20, 22 anos), é sempre bom avaliar o teu momento de vida, estado de espírito e escolher em que tipo de situação se aventurar, mas sempre considere que mulheres mais velhas, especialmente as de 30, certamente serão uma experiência impar na sua vida. Isso brother, eu garanto. O mesmo vale se você for garota e resolva se envolver com caras mais velho, mas não se esqueça que homens são naturalmente menos maduros que mulheres, mas como já disse outrora: para isso não existe regra. Afinal paixão e boas histórias não escolhem faixa etária, só ocorrem.

Acauã Pyatã

Na maior parte do tempo: publicitário e blogueiro, nas raras horas vagas um tremendo vadio de skate e desocupado no Insta. Insurgente, divergente e procrastinador. O tipinho de cara que escolheu morrer de pé ao ter que (sobre)viver de joelhos, alguém que escolheu ser a navalha ao invés da carne, um homem que absolutamente não é obrigado a nada, entendeu? N-A-D-A. Um maldito índio moderno em uma arcaica selva de pedra que um dia haverá de cair. Mas não agora, não mesmo.

Fale com ele pelo e-mail: diego@derepente.blog.br